Pilates

Atividade física para quem tem dor nas costas

A atividade física pode amenizar as dor nas costas e até mesmo fazer parte do tratamento de doenças da coluna. Estima-se que aproximadamente 80% das pessoas sofram, em algum momento da vida, com dores em decorrência de problemas na coluna, como Lombalgia ou Hérnia de Disco.

Especialistas em coluna recomendam a prática de atividade física regular para fortalecer e estabilizar os músculos que a sustentam. Mais fortes, os músculos suportam melhor o peso do corpo e, com isso, a coluna é menos exigida. A melhor sustentação protege a estrutura vertebral e, com isso, menores as chances de desenvolver ou piorar as dores nas costas.

Se as dores nas costas já estiverem presentes, é importante consultar um médico sobre qual atividade física é indicada para o seu caso específico. Tendo esta definição, não esquecer de realizar as sessões de alongamento antes e depois de cada treino para evitar lesões nos músculos ou estiramento. A supervisão de um educador físico também é recomendada, a fim de que os exercícios sejam feitos corretamente.


É essencial ressaltar que a atividade física é recomendada como medida preventiva e de tratamento. Durante as crises, os exercícios devem ser suspensos.

Natação e Hidroginástica

Em função de serem exercícios de baixo impacto, protegerem as articulações e de contribuirem para o fortalecimento da musculatura, a Natação e a Hidroginástica são recomendados para quem apresenta dores nas costas.

Yoga e Pilates

Por promoverem o aumento da força, da flexibilidade e melhor postura, a Yoga e o Pilates são atividades recomedadas para quem tem Hérnia de Disco. A parte de alongamento destas atividades também é recomendada para aliviar os sintomas da Lombalgia.


Caminhada

A caminhada feita com o uso de um tênis com bom amortecimento é recomendada como exercício para quem tem dor nas costas.


Musculação

A musculação é um bom exercício para fortalecer a musculatura das regiões abdominal e lombar, que suporta grande parte do peso do corpo.



Imagem: Freepik